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O que não fazer no atendimento ao cliente

O que não fazer no atendimento ao cliente

O bom atendimento é o alicerce de um negócio de sucesso. Isso pode fazer toda diferença entre ótimos feedbacks e clientes recorrentes. Por outro lado, caso a experiência seja negativa, os consumidores podem evitar seu negócio e por isso é importante saber o que não fazer no atendimento ao cliente. 

Considerando isso, vamos mostrar alguns erros que você pode evitar para que sua empresa não sofra perdas no mercado. Confira!

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente?

Um atendimento com excelência ao cliente ajudará e capacitará efetivamente seus clientes em todo o processo: desde a pré-compra, passando pela compra e até a experiência pós-compra. O bom atendimento ao cliente deve ser indispensável na sua empresa pois: 

Agrega valor ao seu produto ou serviço

O valor agregado pode se traduzir em aumento de receita. Na verdade, a maioria das pessoas ficará feliz em pagar mais pelo mesmo produto ou serviço se ele vier com um ótimo atendimento ao cliente.

Aumenta a retenção de clientes

É sempre mais barato reter um cliente atual do que adquirir um novo. Portanto, fornecer um bom atendimento ao cliente é uma maneira eficaz de fazer com que seus clientes voltem e comprem seus produtos. Também é mais barato e eficaz do que publicidade e marketing para pessoas que nem sabem de você.

Aumenta a moral do seu colaborador e reduz os custos de rotatividade

Fornecer à equipe de Atendimento ao Cliente as ferramentas e o treinamento adequados para resolver qualquer problema que um cliente possa enfrentar é a chave para elevar seu moral e reduzir a rotatividade.

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Agrega valor à sua marca

Agora, você deve ver como todos os 3 pontos anteriores se somam para aumentar o valor da sua marca. Os clientes têm experiências positivas, que se transformam em uma reputação positiva da empresa, que se converte em uma força de trabalho positiva.

Como fazer a diferença no atendimento ao cliente?

Quer você mesmo seja um colaborador de atendimento ao cliente ou o líder de uma empresa, vamos mostrar cinco habilidades de suporte que o ajudarão a melhorar profissionalmente. Confira!

  • escuta ativa;
  • paciência e tenacidade;
  • inteligência emocional;
  • proatividade;
  • interdependência das várias funções.

Assim, a visão de negócios ajuda a definir como sua empresa e sua oferta de produto ou serviço se encaixam no ambiente de negócios mais amplo.

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O que não fazer no atendimento ao cliente?

Até agora falamos sobre aquilo que ajuda as organizações a obterem sucesso. Porém, chegou o momento de explanar os problemas da falta de um bom atendimento. 

Não analisar os dados do cliente antes de um contato

Sempre tenha em mente o resultado desejado do monitoramento de dados. Isso evitará que você falhe em sua ação de venda. Entre os erros frequentes do atendimento ao cliente está o de se perder nos detalhes técnicos do monitoramento de desempenho.

Não oferecer experiências positivas em todos os pontos de contato

Nunca aja com raiva ou no calor de alguma outra emoção, e basicamente dê o exemplo. Essa transparência e atitude de respeito atingirão seu cliente e proporcionarão uma experiência melhor.

Não ter um processo de pós-vendas

Reserve um tempo para conduzir a análise do processo, a melhoria contínua e a análise da causa raiz para realmente melhorar o serviço do produto. Importante sempre manter contato pós-venda e oferecer soluções ao consumidor. Sem essa estratégia, seus negócios tendem a não evoluírem. Este grande detalhe também vale como experiência de saber o que não fazer no atendimento ao cliente.

Não ouvir o cliente

Manter seus clientes satisfeitos é essencial para administrar um negócio de sucesso. Isso significa que, quando eles fornecem feedback, você precisa ouvir. As sugestões que seus clientes apresentam podem ser exatamente o que você precisa saber para crescer e melhorar.

Não se comprometer com a resolução de problemas

Diversas vezes, os colaboradores visam apenas a vender o produto ou serviço, mas não se atentam com os possíveis problemas no futuro. Por exemplo, negociar um software, mas não ter um canal de suporte à altura do programa. Isso pode causar uma experiência indesejada.

Não centralizar o cliente

Cada pessoa é única e seus os objetivos também. Não tente tratar todos como o mesmo indivíduo, mas dê importância aquilo que ele almeja. Assim, ele se sentirá mais acolhido e valorizado. 

Qual a importância da humanização no atendimento ao cliente?

Uma parte essencial da experiência humanizada do cliente é, portanto, reconhecer a importância da reflexão humana cuidadosa sobre o que torna uma marca bem-sucedida.

Depois de considerar o feedback de colaboradores e clientes e capacitar os agentes com as habilidades e confiança para fazer o melhor, as marcas podem oferecer excelentes experiências ao consumidor. Experiências humanizadas do cliente são vitais para o crescimento da marca e a fidelidade sustentada.

OTK Web

Como a tecnologia pode ajudar no atendimento ao cliente?

Existem algumas áreas principais nas quais a tecnologia agora é capaz de ajudar a fornecer vantagens essenciais para as empresas, gerando a fidelidade do cliente, melhorando o atendimento ao cliente:

  • fornecer áreas em seu site onde os clientes podem responder às suas próprias perguntas ou buscar respostas de outras pessoas;
  • utilizar o e-mail como forma de melhorar o atendimento ao cliente e responder com mais rapidez;
  • unificar as comunicações para que você saiba que o cliente que deixou uma mensagem também enviou um e-mail com a mesma solicitação há alguns dias;
  • gerenciar melhor o relacionamento com o cliente, como software de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Atualmente, a OTK usa o software Zendesk para atendimentos. Esta é uma solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente desenvolvido especificamente para suporte de helpdesk e resolução de tickets/solicitações de seus clientes. O Zendesk também fornece relatórios e percepções sobre a satisfação do cliente.

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1. A tecnologia ajuda a organizar tickets

Em vez de apenas jogar tickets em um pool geral, o software de suporte ao cliente roteia automaticamente um ticket para um agente ou grupo de agentes específico.

O software pode até permitir que os agentes fechem instantaneamente vários tickets com a mesma resolução. Isso é benéfico e econômico porque os agentes especializados em um determinado tipo de problema geralmente podem resolvê-los com mais rapidez.

2. A tecnologia permite a criação de uma central de ajuda

Softwares de atendimento ao cliente, como o Zendesk, oferecem a criação de uma Central de Ajuda. Ela serve para documentar processos, oferecer tutoriais e “passo a passo” de processos, responder perguntas comuns, criar manuais de uso, divulgar e explicar novidades e atualizações, etc. 

Com a central, a equipe de atendimento pode otimizar contatos através de materiais que já foram documentados anteriormente. Ou seja, é como antecipar respostas de perguntas comuns e armazená-las em um local só, onde os clientes podem consultar de forma fácil e aprender de forma independente sobre os processos e rotinas.

A OTK tem a própria Central de Ajuda!
? Central de Ajuda da OTK Sistemas

Foque na humanização no atendimento ao cliente

Por fim, é preciso fornecer a seus clientes o serviço de primeira linha que eles merecem e isso exige que você crie uma estratégia de suporte abrangente e humanizado, que centraliza o cliente.

Para isso, não deixe de aconselhar sua equipe sobre o que não fazer no atendimento ao cliente, mantendo um nível consistente de serviço e construindo a reputação da sua marca.

Gostou do artigo? Não deixe de navegar pelo nosso blog e acessar também a nossa página de materiais educativos para seguir aprendendo. 


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