Blog da Gestio

Voltar a lista Fiscal e Tributário NF-e 4.0: Tudo sobre a Nova Versão da Nota Fiscal Eletrônica

NF-e 4.0: Tudo sobre a Nova Versão da Nota Fiscal Eletrônica

NF-e 4.0 - índice

Sua empresa já está preparada para o fim do emissor gratuito da nota fiscal eletrônica? Confira tudo o que mudou com a NF-e 4.0 e como vai impactar no seu negócio!

Se você é da área financeira ou contábil provavelmente já ouviu alguém mencionar sobre as mudanças que o Governo está implementando no sistema de notas eletrônicas, o famoso Nf-e 4.0? Bom, na verdade esse já é um procedimento conhecido no mercado fiscal e de tecnologia. A cada um ou dois anos uma série de melhorias são implementadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. E, dessa vez, a grande novidade é o fim do emissor de nota fiscal eletrônica disponibilizado gratuitamente pelo Governo.

Prazo para Adequação a NF-e 4.0

Profissional atendo ao prazo para se adequar a mudanças da NF

O cronograma apresentado pela Fazenda Nacional contempla três etapas:

15/01/2018: Prazo para a criação do ambiente de homologação nas empresas;
22/01/2018: Prazo para a criação do ambiente de produção nas empresas;
02/07/2018: Prazo para que a NF-e 4.0 torna-se o único modelo ativo e funcional. A partir desta data, o leiaute 3.10 da NF-e deixará de funcionar.

Esse prazo já teve algumas alterações e, acredita-se que agora será inadiável. Mas, porque mudar agora?

Por que se Adequar?

O sistema de Nota Fiscal Eletrônica é um recurso do governo que visa otimizar as transações comerciais, dando mais transparência e confiabilidade para cada negociação, com protocolos a serem seguidos, comunicação obrigatória e instantânea e o constante combate à guerra fiscal entre Estados. Porém, como são vários stakeholders com suas particularidades e em constante evolução, não poderíamos ter um sistema engessado e inflexível, a adaptação a cada nova regra tributária ou de negócio é imprescindível.

A última grande alteração ocorreu há mais de 3 anos, em 2014 com o surgimento da versão 3.1. Fora isso, foram implementados apenas pequenos ajustes em notas técnicas lançadas ao longo dos anos seguintes.

Mas afinal, o que Muda com a Nova Versão da Nota Fiscal Eletrônica?

NF-e 4.0 Conteudo

A boa notícia é que para a maioria das empresas não haverá grandes mudanças, as rotinas principais atingiram alguns setores específicos do mercado nacional. Abaixo listamos as principais alterações efetuadas:

Primeiro item:

 

Alteração no tag de identificador de presença indPres, com a inclusão de uma nova opção, a 5ª da lista, para sinalizar vendas ambulante, “fora do estabelecimento”;

Inclusão de mais uma opção no tag que identifica o modelo de documento utilizado tag refNF, a opção “2” (Nota Fiscal modelo 02), que possibilitará referenciar este modelo de documento no Grupo Documentos Fiscais Referenciados.

Foi incluído um novo grupo, o Rastreabilidade de produto (Grupo I80)., que visa dar rastreabilidade para produtos que requerem um acompanhamento especial e que estejam sujeitos a regulações sanitárias, e também para defensivos agrícolas, produtos veterinários, medicamentos, farmacêuticos, embalagens, etc. Esse grupo solicitará o preenchimento das informações de número de lote, data de fabricação/produção, é claro que tais informações passarão a ser obrigatórias em casos de medicamentos e produtos farmacêuticos. Esse é um dado importantíssimo devido à abrangência às necessidades específicas de determinados produtos, seja pela segurança dos dados ou pela transparência junto a fornecedores e consumidores.

Outro grupo relacionado aos dados acima, que também tiveram alterações foi no grupo de “Medicamento”, em que foi criada uma área para informação do código do item junto à ANVISA para remédios e matérias-primas farmacêuticas. Já alguns campos como os específicos de medicamentos, que ficavam junto ao grupo de rastreabilidade foram removidos.

Foi acrescentada a opção de informar o Grupo de Repasse do ICMS ST nas operações com combustíveis quando informado CST 60.

Inclusão de campos no Grupo Combustível para que sejam informados os percentuais de mistura do GLP e a descrição do código ANP.

Outra alteração importante, foi na melhoria da identificação do FCP, antes a informação ficava dispersa, junto aos grupos de tributos relacionados à ICMS-ST, foi criação do campo “Fundo de Combate à Pobreza”: para operações internas ou interestaduais com substituição tributária, deverá identificar o valor devido sucedendo do percentual de ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza.

Caso tenha dúvidas sobre o regime de tributação de ICMS veja no Art. 82 do ADCT da Constituição Federal;

Também foi criado o campo “Grupo Total da NF-e”, onde será fornecido o valor total do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados). E será aplicado em situações quando há a devolução de mercadoria por estabelecimentos que não contribuam com essa taxa.

Mudança no nome do Grupo Formas de pagamento para Informações de pagamento, com a inclusão de uma nova categoria, valor do troco. Esse grupo será de preenchimento deste grupo passa a ser obrigatório também para NF–e;

Em casos de notas de ajustes, complemento e/ou Devolução o campo “Forma de pagamento” deve ser preenchido com o valor “90” (sem pagamento).

Um item que teve alterações na versão 3.1 também passará por mudanças na versão 4.0, trata-se do “Grupo X-Informações do Transporte da NF-e” modFrete), que terá duas modalidades incluídas nessa atualização, passando a aceitar, também, o Transporte Próprio por Conta do Remetente e o Transporte Próprio por Conta do Destinatário.

Uma atualização simples e quase que invisível para os usuários é a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, impedindo o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação como ocorre atualmente.

Esse procedimento visa dar mais segurança ao processo, algo quase que impossível devido à vulnerabilidade do protocolo SSL.

Considerações sobre a NF-e 4.0

NF-e 4.0 - Conteúdo

Resumindo, o padrão das notas fiscais evolui para melhor se ajustar às necessidades do nosso cenário comercial, o qual, também está sempre em constantes mutações.

Houve várias mudanças no layout a ser implementadas, mas, em sua maioria são dados estritamente técnicos, os quais não devem afetar aos clientes que possuem um sistema robusto, com equipe técnica atualizada. Porém, é claro que um imenso volume de empresas que costumavam utilizar o emissor gratuito passarão a ter dificuldades, pois para quem é leigo no assunto torna-se mais difícil implementar as mudanças por conta própria e muitas vezes todos esses novos detalhes podem acabar passando despercebidos.

De qualquer forma, a adequação é necessária ainda no ano de 2018 e cabe a cada contribuinte se adequar a tais alterações, ou, repassar tal procedimento para o seu parceiro desenvolvedor de sistemas. Empresas como a OTK Sistemas, sempre estão um passo à frente, sem necessitar tal comunicação. Nossa equipe de analistas se antecipa, fazendo constantes consultas nos diversos órgãos que ditam as regras de negócio das empresas em todo território nacional.

Conheça a Solução de Faturamento e Emissão da NF-e 4.0 da OTK:

Na OTK, atualizamos nossos sistemas com a mesma frequência que o Governo obriga o mercado, a versão 4.0 foi testada e validada desde a data da liberação do ambiente de homologação do SEFAZ, com uma rotina simples e direta, os clientes têm a chave da versão, basta um clique e pronto, já estão na versão 4.0.

É claro que condicionar a compra de um software de faturamento apenas porque foi obrigado pelo Governo não é o ideal. Assim, as rotinas que as soluções da OTK englobam permite que sua empresa vá muito além no controle das notas fiscais, incluindo:

Gerenciar de forma mais eficiente todos os contratos e vendas efetuadas;

Processar rotinas antes mais complexas com poucas interações;

Ter a memória de cálculos efetiva, facilitando faturamentos similares a transações efetuadas recentemente;

Ter o controle da carteira de clientes na mão, pontuando facilmente os principais contatos, vendas mais rentáveis, etc.

Fazer o acompanhamento de saldos de estoque, volume de vendas por produtos, etc.

Clique aqui para conhecer todos os recursos do software de Faturamento da OTK e entre em contato com nossos consultores e solicite uma proposta de acordo com o perfil de sua empresa!

Software NF-e

Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web. 


Compartilhe esse conteúdo:

Este artigo foi útil pra você?

Melhore todos os processos da

sua empresa com as soluções da Gestio

Fale com Consultor

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

 

Experimentação do Sistema

Falta muito pouco para você ter acesso a 10 dias de teste grátis ao OTK Web.

Experimente Grátis