Blog da Gestio

Sistema ERP: Três Passos para Evitar Surpresas Desagradáveis

Sistema ERP - 3 Passos para Evitar Surpresas Desagradáveis

É muito comum as pessoas telefonarem perguntando quanto custa o Sistema ERP como se estivesse comprando uma banana. Só se preocupam com o preço e a aparência da banana. Só irão perceber as consequências depois de comer a fruta. Será que podemos evitar as surpresas desagradáveis?

O que fazer para que a implantação de um Sistema ERP não se transforme em uma grande dor de cabeça e prejuízos? O processo de implantação de um Sistema ERP é composto de três etapas: 1) Seleção; 2) Implantação; 3) Suporte e manutenção. Se tomar alguns cuidados nestas etapas, você pode diminuir consideravelmente os riscos de uma implantação mal sucedida.

1. Seleção:

O erro mais comum que as empresas cometem é considerar só o preço e funcionalidades do sistema. O erro está em deixar o fornecedor totalmente em segundo plano.

É muito comum as pessoas telefonarem perguntando: quanto custa, como se estivesse comprando uma banana. Unicamente o preço e as qualidades técnicas do sistema acabam determinando a escolha. Os atributos do fornecedor e a qualidade dele tem pouca importância na hora da decisão.

Para encontrar um sistema mais aderente às necessidades da empresa, basta tomar a seguinte providência. Antes de começar a avaliar, elabore uma lista de requisitos que o sistema precisa ter para atender o seu negócio. Classifique os quesitos por ordem de importância. Destaque os indispensáveis, as funcionalidades fundamentais sem as quais a sua empresa não funciona.

A demonstração do sistema é o momento mais importante, onde você precisa dedicar o maior tempo possível. Prepare uma lista do que gostaria de ver no sistema baseado na lista de requisitos do negócio. Esteja preparado para questionar e focar nas necessidades da empresa. Atribuir uma nota nos quesitos demonstrados é a forma de poder comparar com outros fornecedores posteriormente.

Efetue um teste do sistema simulando situações reais da empresa. Faça uma visita na sede do fornecedor, conheça a equipe de analistas. Visite uma empresa ou converse com os usuários do sistema. São esses os procedimentos antes de concluir o negócio. Se não atender 100%, verifique se pode ser customizada para atender as suas necessidades. Esse é o ponto fundamental para avaliar o atendimento e procedimentos do fornecedor.

2. Implantação:

Essa é a etapa mais crítica onde acontecem os principais problemas que levam ao fracasso. A principal causa do insucesso está na falta de entrosamento entre o cliente e o consultor de implantação do sistema. As falhas acontecem porque os gestores da empresa não participam do processo de implantação, nem das mudanças das rotinas internas.

Você entende do seu negócio e das regras da sua empresa. O fornecedor entende das funcionalidades do sistema, o que consegue fazer e como fazer para que o sistema execute determinada funcionalidade. Você não conhece o sistema, da mesma forma que o fornecedor não entende do seu negócio.

 
ERP
 

Deste jeito, a única maneira da implantação do sistema ser bem sucedida é com a participação ativa por parte das pessoas que representam a empresa. O consultor pode e deve conhecer o seu ramo de atividade, mas pensar que conhece todos os detalhes é confiar demais no santo.

3. Suporte e Manutenção:

Esta etapa é praticamente ignorada por boa parte das empresas que implantam o sistema pela primeira vez. A prioridade concentra no preço e nas funcionalidades atuais. Esquecem que após a implantação o sistema precisa continuar funcionando por muitos anos.

O investimento no ERP é para parceria de longo prazo. Não se trata de simplesmente comprar e usar o produto. É necessário que o sistema acompanhe o crescimento da empresa e atenda a novas demandas. Precisa também evoluir constantemente devido à evolução tecnológica. Se não fizer isso, em pouco tempo estará obsoleto. Terá que comprar outro sistema.

A empresa é um organismo vivo composto de pessoas, portanto a solução está na mão das pessoas. Por mais que o sistema seja bom, precisa ser operado por pessoas. Não adianta comprar um carro de F1 se você não souber pilotar. Não adianta comprar a raquete do Roger Federer se não souber jogar tênis. O sistema ERP por si só não irá resolver todos os problemas da empresa.


Compartilhe esse conteúdo:

Este artigo foi útil pra você?

Melhore todos os processos da

sua empresa com as soluções da Gestio

Fale com Consultor

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

 

Experimentação do Sistema

Falta muito pouco para você ter acesso a 10 dias de teste grátis ao OTK Web.

Experimente Grátis