Blog da Gestio

Voltar a lista Gestão Empresarial Estratégica: Dicas e Ferramentas para o Sucesso | Blog da Gestio Indicadores de Desempenho, Balanced Scorecard e Sistema de Gestão Empresarial

Indicadores de Desempenho, Balanced Scorecard e Sistema de Gestão Empresarial

Balanced Scorecard

Balanced Scorecard: O que é?

O “Balanced Scorecard – BSC” é uma metodologia de medição de gestão de desempenho. Define a estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão de qualidade.

O BSC deve ser implementado e acompanhado através de um sistema de gestão empresarial (ERP) e indicadores de desempenho (KPI – Key performance indicators).

Os sistemas tradicionais destacavam somente indicadores financeiros, o Balanced Scorecard abrange mais itens:

• Indicadores financeiros e não financeiros

• Objetivos de curto e longo prazos

• Indicadores de ocorrência e tendência

• Aspectos internos e externos da organização

Metodologia de Gestão Estatégica do Balanced Scorecard

Balanced ScoreCard - 4 Perspectivas

Esta metodologia de gestão estratégica é baseada em 4 perspectivas:

1. Financeira: Para ter sucesso financeiramente, como nós devemos aparecer para nossos investidores? Por exemplo: Ter planejamento estratégico e orçamento empresarial como ferramenta de gestão.

2. Clientes:Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes? Por exemplo: satisfazer 90% dos clientes, retorno de visitas em 50% dos clientes, atingir anualmente 30% dos clientes, aumentar penetração no mercado, etc.

3. Processos Internos: Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos nos sobressair? Por exemplo: obter excelência em serviços, reduzir o custo operacional, alternativas de interação com clientes, etc.

4. Aprendizado e Crescimento: Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir? Por exemplo; reduzir turnover de funcionários, obter 90% de satisfação interna, incrementar capacitação de funcionários, incrementar o comprometimento dos funcionários à missão da empresa, etc.

Esta metodologia é fantástica, pois com estas perguntas já se inicia uma mudança de postura, começando a enxergar a empresa pela ótica do cliente, de fora para dentro.

Ao colocar em ação estas questões, pode acontecer uma verdadeira revolução na empresa, pois serão revistos processos, adotadas novas posturas e mudanças na gestão empresarial. Todas estas ações são benéficas, pois é um roteiro para colocar a casa em ordem.

ERP

Medidores de Desempenho:

Se um evento, uma atividade, uma nova implementação não pode ser medida, consequentemente não pode ser controlada. Na fase de planejamento deve-se pensar em como medir a atividade, é uma parte fundamental de qualquer novo projeto.

Com a medição adequada, a atividade pode ser gerenciada, saber onde seu curso poderá ser ajustado. Devemos formular perguntas que nos ajudem a definir quais processos devem ser monitorados. Estas perguntas devem ser abrangentes para termos uma visão contínua de todo o processo crítico:

• Por que medir? Avaliar progresso na implementação da estratégia e melhoria dos processos.

• Onde medir? Começo, meio e fim do processo próximo às atividades.

• Quando medir? Tão logo a atividade seja realizada – frequência coerente com o ciclo do negócio.

• O que medir? Eficiência, eficácia e adaptabilidade.

Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

A implantação de um sistema de gestão empresarial (ERP) integra todos os processos operacionais executados pelos diversos departamentos de uma empresa, elimina os retrabalhos, padroniza os processos e armazena todas as informações num único banco de dados.

Desta forma, o sistema de gestão integrada possibilita a obtenção de dados atualizados em tempo real e confiáveis. É hora de saber utilizar as informações, é hora de saber interpretar os dados e transformar as informações em uma vantagem competitiva.

Uma coisa é obter os dados, ter acesso às informações, ter conhecimento. Outra coisa é transformar o conhecimento em uma habilidade, em uma ferramenta prática. Uma das formas é transformar os dados em indicadores para facilitar a visualização e análise para a correta interpretação das mudanças que estão ocorrendo no mercado.

Clique aqui para conhecer as soluções da OTK Sistemas de Sistema de Gestão Integrada (ERP) »

Conclusão:

Implementar o Balanced Scorecard (BSC) associado com a gestão empresarial (ERP) é o inicio de um processo muito importante que pode mudar o curso de sua empresa.



Autor: Theodoro Versolato Júnior

Consultor em contabilidade e planejamento econômico, com especialização em contabilidade internacional – IFRS pela Trevisan Escola de Negócios e contabilidade gerencial pela Universidade de São Caetano do Sul.

Compartilhe esse conteúdo:

Este artigo foi útil pra você?

Melhore todos os processos da

sua empresa com as soluções da Gestio

Fale com Consultor

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

 

Experimentação do Sistema

Falta muito pouco para você ter acesso a 10 dias de teste grátis ao OTK Web.

Experimente Grátis