Blog da Gestio

Voltar a lista Gestão Empresarial Porque Investir em um Software ERP para Pequenas Empresas

Porque Investir em um Software ERP para Pequenas Empresas

Software ERP para Pequenas Empresas

Investir em um Software ERP para pequenas empresas é a principal maneira que os empresários encontram para dar continuidade ao crescimento do negócio quando ele atinge uma fase que é inviável fazer o controle sem uma ferramenta de gestão.

Mas, como identificar qual o momento correto para implantação do ERP? Porque é necessário esse investimento?

Continue lendo este artigo para entender as dificuldade e necessidades de implantar um ERP em empresas de pequeno e médio porte.

Fase Inicial: Empreendedor no centro dos processos e informações

Software ERP para Pequenas Empresas - Empreendedor Início


Na fase inicial de um empreendimento os fundadores das empresas em geral participam ativamente e acompanham de perto o processo produtivo. Toda energia do empreendedor é canalizada para fazer o negócio sobreviver e decolar.

Porém, o maior desafio é fazer a transição do pequeno negócio para uma pequena empresa.

Nesta fase o empreendedor também precisa deixar de ser executor e passar a ser o gestor. Para ser o administrador da empresa ele precisa delegar as tarefas operacionais. Mas, como delegar as tarefas sem perda de agilidade, qualidade e ter uma visão de tudo que está acontecendo?

2ª Fase: Aumenta o volume de informações, aumentam os processos descentralizados

Software ERP para Pequenas Empresas - Empreendedor


Passada a fase inicial o volume de transações cresce, aumenta o número de pessoas envolvidas no processo e, consequente, a departamentalização. Surgem os primeiros sinais da desorganização: erros, descontinuidade do fluxo de trabalho, baixa produtividade, perda de qualidade, retrabalhos, desperdícios materiais, aumento de custo e atrasos.

Se a situação continuar por muito tempo vira um caos, que fará a empresa fazer parte da estatística dos 80% de empresas que fecham antes de completar 5 anos de vida.

A solução está na integração dos departamentos, padronização de processos para que o fluxo operacional seja contínuo e evitar perda de tempo, mão de obra e material.

São os primeiros indicativos da necessidade de um Sistema de Gestão Integrado. O software ERP para pequenas empresas é uma ferramenta que pode ajudar a solucionar estes problemas e organizar os processos. Portanto não é uma “despesa” administrativa, mas um investimento para alavancar o crescimento organizado.

ERP Pequenas Empresas

Porque o ERP pode solucionar o problema da falta de integração entre as áreas?

No início, a centralização das informações acontecia naturalmente na cabeça do empreendedor.
Com o crescimento da empresa e departamentalização, cada setor começa a implantar seus controles em planilhas ou sistema específico para resolver o seu problema. De certa forma cada departamento passa a ser um centro de decisão. É a principal causa da desorganização.

Tudo funciona organizado se tiver um centro como os planetas. Pense que cada departamento é um planeta. Imagine se cada planeta movimentasse para qualquer direção. Seria um caos, uma bagunça geral como acontece em algumas empresas.

Para organizar é preciso agrupar os departamentos. O sistema de gestão integrado faz esta centralização, por isso, o software ERP para pequenas empresas é uma ferramenta de gestão empresarial.

O que levar em conta para a escolher do fornecedor do ERP

Principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, a primeira dificuldade é a tomada da decisão de implantar o sistema ERP. A preocupação é o custo da aquisição e implantação. Atualmente, existem ERPs com preços bem acessíveis.

O importante é analisar o custo-benefício e tratar a questão como um investimento que irá fazer crescer os negócios.

É importante não focar somente no preço do sistema ERP.
É um mercado onde o preço varia de um a um milhão. Evidentemente não existe milagre, portanto, o barato pode sair caro. Os quesitos mais importantes não são apenas o preço, qualidade e a tecnologia.

É preciso ter em mente que é uma parceria de longo prazo.
A seleção correta do fornecedor do sistema de gestão integrado é muito importante. Investir em um ERP que ficará desatualizado e sem suporte, o que o tornará inutilizável em um prazo de tempo curto, é jogar dinheiro fora.

Desafios na Implantação de um Software ERP para pequenas Empresas

A fase mais crítica é na implantação do sistema de gestão. Os quesitos que dificultam a implantação de um ERP vão desde a falta de recursos humanos e estrutura de TI a fatores culturais e organizacionais, dificuldade em promover mudanças de rotinas e padronização de procedimentos operacionais.

Um dos principais desafios nesta fase é encontrar o tempo para que os diretores, líderes e funcionários possam participar do processo de implantação do sistema. Cuidar do dia a dia da empresa e ter disposição para promover as mudanças é fundamental para o sucesso da implantação do sistema ERP.

Apesar de todas as dificuldades, as empresas que conseguiram implantar o sistema de gestão integrado tem obtido muitos benefícios e vantagens competitivas no mercado. Desta forma, vale a pena um pouco de sacrifício, dedicação e determinação para tocar o projeto adiante.

Os retornos obtidos pelas empresas que já passaram por isto comprovam a importância e necessidade de um ERP nas pequenas empresas.


Compartilhe esse conteúdo:

Este artigo foi útil pra você?

Melhore todos os processos da

sua empresa com as soluções da Gestio

Fale com Consultor

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

 

Experimentação do Sistema

Falta muito pouco para você ter acesso a 10 dias de teste grátis ao OTK Web.

Experimente Grátis